Em um duelo de 180 minutos que foi resolvido com gol de Paulinho nos
últimos instantes, antes dos pênaltis, o Corinthians venceu o Vasco por 1
a 0 na noite da última quarta-feira e avançou às semifinais da Copa
Santander Libertadores. A partida, que permaneceu empatada até os 42
minutos do segundo tempo, quando o volante corintiano aproveitou
escanteio para garantir o triunfo, foi a mais vista na TV deste ano.
Com
a transmissão, a Globo obteve 34 pontos de audiência, segundo números
do Ibope, e ficou à frente de todos os outros jogos exibidos em 2012. A
melhor marca até então era do próprio Corinthians, nas oitavas de final
da Libertadores, no segundo jogo contra o Emelec, quando a emissora
carioca registrou média de 29,5 pontos. Em terceiro, ficou o primeiro
confronto com o Vasco, da semana passada, com 28 pontos.
Os
números apontados pelo Ibope confirmam a expectativa que havia sido
gerada a respeito da decisão. O clube paulista vendeu a cota máster
pontualmente para o Magazine Luiza, em um negócio estimado em R$ 800
mil, sob o argumento de que o jogo contra os vascaínos seria certamente o
de maior audiência na TV neste ano. Entre os dez com maiores índices,
na verdade, nove pertencem ao Corinthians.
Outro aspecto
importante da noite da última quarta é a participação da Globo em toda a
audiência. Em média, o canal marcou 51% de todas as televisões ligadas,
outro recorde de 2012 quebrado com a vitória sobre o Vasco. Antes, a
goleada por 6 a 0 sobre o Deportivo Táchira, ainda na primeira fase, era
a detentora do maior share: 50%. Em quartas-feiras, vale lembrar, o
futebol costuma gerar médias maiores.
Apesar de tantos recordes em comparação com jogos da Libertadores, da
Copa Kia do Brasil e do Paulistão Chevrolet deste ano, a classificação
corintiana sobre os vascaínos está atrás da eliminação dos paulistas em
2010, para o Flamengo. À época, o primeiro confronto, feito no Rio de
Janeiro, rendeu 36 pontos no Ibope, e o segundo, em São Paulo, foi
responsável pelo recorde mais recente: 42 pontos.
Cada ponto no
Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da
medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência
para o mercado publicitário.
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